[Tutorial]O que é preciso pra fazer um bom mmo no rm?

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[Tutorial]O que é preciso pra fazer um bom mmo no rm?

Mensagem por leoXP em Seg Jul 13, 2015 9:25 pm

Criando jogos online com o RPG Maker XP!
O que é preciso para criar :

Índice

(1) ~ Modificações no NP
(2) ~ Gráficos
(3) ~ Equipe
(4) ~ Interface do Tópico
(5) ~ Ideias
(6) ~ Sistemas
(7) ~ Ilegalidade
(8 ) ~ Site

(1) Modificações no NP

Pois bem, iniciando nosso tutorial, irei dizer a vocês o que devemos fazer para ter um bom jogo de NetPlay.
Já vi por ai muitos jogos sem futuro pois não modificam nada do NetPlay original.
A hud a mesma, hotkey não mudada, ícones mesmos, windowskin.. Nem ao menos para mudar a posição desses menus.
O certo para ter um jogo seria postar um tópico depois que tiver editado pelo menos 60% do NetPlay (Interface e Design).
Muitas scene_logins copiam imagens, não tem efeitos, tipografia ruim e o pior, NADA A VER COM OS JOGOS. Irei mostrar como remover esse erro de design na sessão (3).

(2) Gráficos

Pois bem, para ter um MMORPG de RPG MAKER XP de sucesso, é preciso tirar o "rtp" do seu jogo. Mas o que é RTP? Simples, rtp é o pacote de gráficos "iniciais" do RMXP. Sem ele o jogo não abre (a engine nao abre) pois nao teriam gráficos nem para o mapa inicial. Pesquise na internet. Existem vários estilos. O 3D, o Simétrico, o Breeze, o RTP (mais usado em jogos online) e por ai vai..
O que fica feio num projeto é: usar dois estilos de gráficos. Exemplo:
Usar Breeze e RTP juntos nem cola, um projeto faz sucesso quando todos gráficos tem o mesmo style.
Seu jogo fica melhor assim. Mais informações na próxima sessão (3).

(3) Equipe

A equipe é o principal atributo do jogo, sem ela, o jogo será péssimo, sem volume e sem fama.
Os membros são:
Mapeador:
É um dos principais integrantes da equipe, pois é ele que mantém o visual do jogo. É muito importante que tenha um mapeador muito experiente e talentoso em sua equipe, que saiba usar todos os tipos de gráficos (citados na sessão (2)).

Scripter:
É também muito importante ter um scripter habilidoso e experiente em sua equipe. Mas o que ser scripter? No caso, um scripter de RGSS (Ruby Game Scripting System) que é a linguagem usada no RPG Maker XP. Seria ótimo ter um scripter que conheça bem os scripts do NetPlay, suas condições, contrariações e tudo mais. Ele é responsável pelos sistemas que não são possíveis fazer por eventos. Scripter é muito dificil de conseguir, pois não são todos que entendem de NP e os que entendem, ou criam seu próprio game e começam a recrutar ou já estão em uma equipe FAMOSA.

Eventer:
Não muito importante, mas que dá um visual também melhor ao game, um eventer habilidoso pode fazer com que eventos deixam o jogo mais maneiro e da um visual a mais. Um eventer avançado pode começar a estudar RGSS. Existem muitos sistemas como de futebol, carro, corrida e tudo mais só por eventos, sem scripts. Pra voce ver como um eventer é importante até pra dar mais diversão para o seu game.

Pixel Artist:
Não há muita necessidade de ter um em sua equipe, mas um habilidoso, pode criar seus chars e faces, deixando o jogo mais legal e gráficos exclusivos, que não tornam-se repetitivos nos RPG's.

Designer:
Muito importante tanto para o jogo quanto pra um tópico.
Um designer habilidoso como eu pode fazer scene_logins, banners, logos, buttons, as hotkeys, HUD e até mesmo ícones (layouts para sites tbm!!)!
Tudo o que envolve edição e adição de imagens é com designer. Por isso é sempre bom ter um na equipe.

Sonoplasta:
Não muito importante em um jogo, mas seria bom ter um. São poucos sonoplastas nesse mundo maker. Um habilidoso pode fazer des de sons de florestas (agua de cachoeiras, pássaros, ventos etc) até sons de cavernas (ruídos, masmorras e tudo mais).

Roteirista:
Importe demais no projeto! Ele que desenvolve a história, des de o início do game, o enredo e a conclusão. Sem a história não é possível criar um jogo.Tudo o que envolve escrita e desenvolvimento de história do jogo (escolhas e td mais) é por conta de roteiristas. É muito bom ter um, principalmente em jogos online.

Caça Recursos:
EXTREMAMENTE importante caso não possua 3 ou mais dos cargos citados acima. Se voce nao tem pixel artist pra faces e chars, ele é que cata os gráficos. Mesmo acontece com designer. Se não tem scripter, ele cata os scripters. É um caçados de recursos.

Desculpem se esqueci de algum


(4) Interface do Tópico

Muito importante que seu jogo tenha um tópico com botões atraentes, que combinem com o tema do jogo, a interface e se possível a história. Um tópico organizado, com detalhes e imagens especiais.
Exemplo: Quando for postar as classes, não poste escrito. Faça uma imagem com exemplo:
Um arqueiro e do lado suas características. Isso chama atenção e trás mais fãs a seu game.
Faça umas linhas de efeito no photoshop para colocar entre as categorias.
Tudo isso reformula seu tópico e deixa o mesmo atraente. Coloque todo e qualquer tipo de informação referente ao jogo. Engine usada, versão, netplay, equipe, status, sistemas, screens, créditos e agradecimentos, história. Tudo isso deixa seu tópico mais bonito e reformulado.

(5) Ideias
É fundamental que o criador e a equipe do jogo tenham suas próprias ideias de sistemas e interface para reformular seus jogos. Não fique copiando sistemas dos outros, crie o seu próprio, se não qual diferença entre os jogos teria? Se achou um sistema legal como um de casas por eventos e assim e assim. Não copie, tente fazer um diferente. Abra o RMXP e fique olhando para ele, alguma hora aparecerá uma ideia (geralmente as melhores ideias surgem a noite, quando estamos deitados na cama pensando no futuro do jogo). Pois bem, não copie dos outros. Apenas crie os seus. (ISSO SERVE PARA DESIGN TAMBEM!).

(6) Sistemas
Foi o que eu citei acima!

(7) Ilegalidade
Use os programas que não são piratas, use originais. Lembra que postaram NP 3,1 a um tempo? Muitos baixaram! Isso seria ilegal de usar pois voce nao comprou! Isso seria pirataria! E sistemas de jogos que possuem o R? (O R com a bolinha).. Não copie! Crie!

(8 ) Site
É muito importante que seu jogo tenha um site, com um layout criado por um designer para deixar atualizações, downloads, contato e tudo mais como um site de um jogo profissional!
Também seria bom criar um fórum para que a comunidade debatesse assuntos relacionados ao jogo e concursos também!!

Tutorial desenvolvido por Vinks, espero que tenham gostado!
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Re: [Tutorial]O que é preciso pra fazer um bom mmo no rm?

Mensagem por Kielleds em Seg Jul 13, 2015 9:32 pm

Muito bom vou até fixar esse tópico. +1gold
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Re: [Tutorial]O que é preciso pra fazer um bom mmo no rm?

Mensagem por leoXP em Seg Jul 13, 2015 9:34 pm

obrigado e obrigado ao Vinks ou Satheios que escreveu este belo post parabéns.
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Re: [Tutorial]O que é preciso pra fazer um bom mmo no rm?

Mensagem por Kaitro em Ter Jul 14, 2015 10:29 pm

Hey leo eu acho que está na área errada
Acho que deveria ser em nps ou Assuntos diversos...
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Re: [Tutorial]O que é preciso pra fazer um bom mmo no rm?

Mensagem por leoXP em Ter Jul 14, 2015 10:36 pm

Olha se eu tiver mova ai por favor,mas meu intuito de ter postado no tutoriais de rpg maker xp,e que e a engine mais usada por enquanto.
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Re: [Tutorial]O que é preciso pra fazer um bom mmo no rm?

Mensagem por Kaitro em Ter Jul 14, 2015 10:55 pm

leoXP escreveu:Olha se eu tiver mova ai por favor,mas meu intuito de ter postado no tutoriais de rpg maker xp,e que e a engine mais usada por enquanto.

Sim é a mais usada para mmo,  mas existem outras engines que com alguns scripts funcionam bem um exemplo disso é o próprio Team Ludus que é um ótimo Np feito para rpg maker vx (Se não me engano...) Oque significa que está na área errada...

Turn Down For What

Pedirei para alguém com mais Permissões remover o tópico...
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Re: [Tutorial]O que é preciso pra fazer um bom mmo no rm?

Mensagem por leoXP em Ter Jul 14, 2015 11:00 pm

Sim o telam ludus e pra rpg maker vx,tive muitas dores de cabeca com ele,e obrigado por me alertar sobre a area.
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Re: [Tutorial]O que é preciso pra fazer um bom mmo no rm?

Mensagem por Kaitro em Ter Jul 14, 2015 11:03 pm

leoXP escreveu:Sim o telam ludus e pra rpg maker vx,tive muitas dores de cabeca com ele,e obrigado por me alertar sobre a area.

Tópico Movido para Assuntos Diversos, Obrigado pela compreenção...
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Re: [Tutorial]O que é preciso pra fazer um bom mmo no rm?

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